Monografia Simplificada

9 de julho de 2012

Etapas a serem seguidas para a elaboração do Método

Na seção de Métodos primeiramente é necessário iniciar informando sobre o propósito geral do estudo. Ou seja: Será realizado um estudo descritivo, ou analítico?

São os objetivos de um estudo que vão definir se ele será analítico ou descritivo.



















Quando um estudo é descritivo?
Um estudo é descritivo (também muitas vezes chamado de estudo exploratório) quando: O objetivo de estudo for descrever a distribuição dos agravos e dos fatores que estão relacionados ao seu aparecimento. Este tipo de estudo deverá ser sempre o primeiro passo da investigação. É indicado quando você poucos dados na literatura, que o informe sobre o tema que irá investigar. 


Deve-se lembrar que, os estudos descritivos SEMPRE serão observacionais, o que significa que o pesquisador não exerce controle sobre variáveis, limitando-se à observação e registro de eventos. 

Quando um estudo é analítico?

Um estudo é analítico quando os objetivos do estudo forem verificar se o risco de desenvolver um determinado problema de saúde é maior entre o grupo exposto a determinado fator do que entre o grupo não-exposto a este fator.
O estudo analítico permite testar hipóteses que geralmente foram elaboradas a partir de estudos descritivos. E tem como propósito o estabelecimento de relação entre causa e efeito, ou seja, examinam a existência de associação entre uma exposição e uma doença ou qualquer outra condição relacionada principalmente à saúde.

OBSERVAÇÃO:  
Os estudos descritivos são utilizados para alcançar dois objetivos principais:

1- Identificar grupos de risco: Esta identificação informa sobre as necessidades e as características de uma população ou de determinados segmentos dela que poderiam beneficiar-se de alguma medida saneadora.
Sugerir explicações para problemas que podem ocorrer com frequências diferentes em determinados período de tempo.

2- Servem de base para o prosseguimento de pesquisas sobre o assunto através de estudos analíticos. Os estudos analíticos permitem testar hipóteses que geralmente foram elaboradas a partir de estudos descritivos. E tem como propósito o estabelecimento de relação entre causa e efeito, ou seja, examinam a existência de associação entre uma exposição e uma doença ou qualquer outra condição relacionada principalmente à saúde.

O estudo precisa ser definido quanto ao seu quanto à Direção temporal que ele irá assumir. Essa direção temporal do estudo está relacionada com a época em que os dados foram coletados no tempo.

-Será chamado de retrospectivo quando a ocorrência do evento a ser estudado já ocorreu em algum período do passado. Ou seja, os dados que estou examinando hoje já ocorreram no passado. Por exemplo, avaliação de prontuários, de fichas cadastrais, etc.


-Será chamado de prospectivo ou seu sinônimo longitudinal, quando, no início do estudo, a ocorrência do evento a ser estudado ainda não ocorreu entre os participantes. Esses participantes serão então acompanhados durante um determinado período de tempo (meses ou anos) dependendo do agravo estudado. Este tipo de estudo procura identificar mudanças no indivíduo com o passar do tempo.

Será chamado de estudo transversal ou seus sinônimos, estudo seccional, estudo de prevalência, estudo de corte transversal, estudo vertical ou estudo pontual, quando os dados para a pesquisa são coletados apenas em um momento como se fosse uma foto da situação.

O estudo precisa ser definido quanto a unidade de observação que irá ser adotada.

Qual será a unidade de observação? Será um grupo populacional ou indivíduos? A escolha por um grupo de pessoas ou de indivíduos está diretamente ligada ao desenho do estudo.


-Grupo de pessoas: Quando analisam a população como um todo, sem discriminar individualmente os sujeitos; levam em conta informações e características do local em que a população vive; analisam variáveis que vão das condições climáticas e geográficas da região, até os hábitos de vida populacionais. Estudos ecológicos a unidade de análise é representada por grupos populacionais, os dados coletados são coletivos e não individuais.


-Indivíduos: Quando mesmo utilizando um grupo de pessoas mas, o valor de cada variável é conhecido para cada sujeito ou seja, as informações são observadas e registradas para cada indivíduo e depois são totalizados os valores para o grupo ou subgrupo em estudo. Estudos de coorte, ensaios clínicos, experimentais, caso-controle.


Uma vez tendo decidido quem será a unidade de observação da pesquisa é preciso decidir se serão incluídos no estudo todos os indivíduos ou parte dele. Caso se decida incluír parte dos indivíduos você estará selecionando uma amostra da população. É preciso então, elaborar o plano de amostragem.
O plano de amostragem consiste em definir quem serão as unidades amostrais (indivíduos, domicílios, escolas, bairros, etc), a maneira pela qual esta amostra será retirada da população, (o tipo de amostragem), e o tamanho da amostra.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não esqueça de informar seu nome. Vá até 'Comentar como:', logo abaixo do campo de comentários, e clique em 'Nome/URL'.
Seria muito bom conhecer você!